5 dicas essenciais para escolher os tapetes certos para casa

Arrumar a casa exige muita dedicação e criatividade, e os tapetes são excelentes acessórios para contribuir com um ambiente mais bonito e aconchegante.

Quem ama organizar a casa sabe que os tapetes não podem ser esquecidos na hora de decorar os cômodos. De variadas formas, tamanhos, cores e estampas, eles combinam facilmente com os outros itens de decoração da sua casa. E não pense que essa é a única função deles. Eles são ótimos para camuflar imperfeições nos pisos, proteger da sujeira e trazer conforto para os pés nos dias frios. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como usá-los, nós, da Tropical Multiloja, preparamos esta matéria para ajudar nessa tarefa. Vamos lá? 

1. Tapetes de acordo com o tamanho do ambiente

Eles têm que combinar com o tamanho de cada cômodo da sua casa, por isso é preciso pensar cuidadosamente em qual modelo comprar. Se a sua sala ou quarto são pequenos, vale a pena apostar nos exemplares que ocupam todo espaço. Isso porque eles podem dar um ar de amplitude para o local e reforçar a ideia de ser um ambiente acolhedor. 

Já para varandas e corredores, invista nas passadeiras. Além de enfeitar o lugar, elas dão uma cara mais feliz e aconchegante. Mas atenção! Para cada cômodo da casa existe um modelo de tecido mais adequado. Quer saber mais? Continue lendo.

Veja também:

Como economizar na compra dos acessórios de casa?

7 acessórios baratos para renovar o visual do banheiro

2. Combine os tecidos de acordo com o cômodo

Você sabia que é importante escolher um tapete com tecido adequado para harmonizar com cada parte da sua casa? Pois é, nas salas e quartos, o ideal é que você use um produto mais felpudos e aveludados. Isso porque nesses ambientes é onde as pessoas se acomodam e relaxam, e não tem nada pior do que quebrar esse clima pisando numa superfície fria, não é mesmo? 

Na sala de jantar, cozinhas e corredores, é interessante usar os modelos mais rústicos, com tecidos rudimentares e que conversam com o clima. As espessuras também podem ser mais finas e se pretender colocar debaixo do conjunto de mesa, não esqueça de escolher os de tamanho maior.

3. Cores chamativas ou suaves?

Bom, isso depende muito do seu estilo. Para quem gosta de atribuir o sentido de alegria ao colorido dos ambientes, nunca é demais fazer um contraste com as cores do tapete, pisos e paredes, além, é claro dos móveis. Nos quartos, dá para abusar do colorido das estampas e combinar com as cores do seu lençol de cama e com as cortinas da janela. 

Mas se você gosta de cores brandas e prefere usá-las de forma certa na decoração, não é nenhum pecado optar pelos tapetes de cores claras. Eles também transmitem a sensação de bem-estar e conforto para o seu lar.

4. Brincando com as formas dos tapetes

Você sabe que existem inúmero modelos, não é? Pois é, eles são ótimos para quem não gosta muito aquelas formas tradicionais ou quer dar uma repaginada na casa apostando nos formatos que fogem dos padrões. Sabe aqueles arredondados? Pois é, eles podem servir de base para estantes e mesinhas de centro, por exemplo. No quarto e banheiro, os de meia lua podem ser usados para completar o criado mudo e a pia. Mas atenção para não sofrer acidentes, hein! 

5. Modelos antiderrapantes dão mais segurança 

Na hora de escolher os melhores conjuntos de tapeçaria, não esqueça que eles também podem representar riscos se não usados da maneira correta, por isso é importante estar atento aos antiderrapantes, principalmente nas peças que serão colocadas no banheiro. Eles dão mais segurança e conforto para os pés enquanto você usa o box. 
Viu que os tapetes não podem faltar na sua decoração, não é mesmo? Escolhendo os melhores produtos e que mais combinam com você, é certeza de que a sua casa vai ficar ainda mais linda e agradável. Baixe também o nosso guia e aprenda a organizar a casa inteira em apenas 7 dias!

Compartilhar

You may also like